segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Na fila do desemprego...


Hoje é o primeiro dia de uma nova vida! HOJE é o primeiro dia de uma nova vida! Tenho que o repetir, em voz alta, para acreditar. Caí na crescente fileira de desempregados deste país entristecido, após 12 anos vinculada ao Relvado.com, um projecto que nasceu há precisamente 12 anos!

Sou jornalista, gestora de conteúdos e de comunidades na internet (nunca tanto esta terminologia me ressoou na cabeça!). 36 anos. Mulher. Dois filhos. Estou condenada! De nada vale a experiência de 12 anos, na minha área de formação, no tacanho mercado de trabalho português, onde os tempos pedem recém-licenciados que saltem de estágio em estágio, não remunerados e dispostos a fazer tudo.

Durante 10 desses 12 anos fui a alma do Relvado.com, alimentando-o sozinha. Peguei no site pela mão, como verdadeira mãe adoptiva, depois de um convite feito num treino de Viet Vo Dao para colaborar naquilo que era então um mero fórum sobre futebol. Parido em Braga, da inspiração de um grupo de informáticos iluminados, vinculados à Eurotux, e que nada percebiam de futebol, o Relvado.com foi crescendo à medida do meu esforço e eu fui crescendo com ele.  

Fui jornalista, editora, gestora de conteúdos, gestora de comunidades, publicitária, moderadora, utilizadora disfarçada, bombeira, incendiária, polícia, árbitra, jardineira... Chorei, sorri, gargalhei, suei as estopinhas, errei muito, cresci também e aprendi imenso com tantas pessoas que tive o privilégio de conhecer. Mesmo com aquelas que, por uma ou outra razão, me brindaram com uma injustiça inexplicável.

O Relvado.com passou da Eurotux, ao AEIOU e à Impresa, sempre comigo como a mulher do leme. Muita letra correu, apressada, pelos meus dedos de formiguinha trabalhadora no teclado. Dá-se agora nova transmissão e, já sem mim, outras mãos asseguram a sobrevivência do Relvado.com, lutando corajosamente contra a maré de crise.

Como mãe adoptiva e de sangue, sei que é preciso soltar a mão dos filhos, largá-los no mundo! É tempo de o Relvado.com sair de debaixo das minhas saias e encetar o caminho amparado por outros. O desprender faz-se não sem mágoa, não sem dor, mas é chegado o momento de separar o rebento do seu criador de leite. 

Será estranho ver o Relvado.com respirar longe de mim, mas é com alívio que regresso à condição de relvinha (o simpático nome que caracteriza os autênticos utilizadores do site) e à paixão pura do adepto de futebol. Vai ser bom poder assistir a um jogo sem pensar em escrever sobre o assunto! Deixar fluir livremente o clubismo entre os amendoins e uma cervejola.  

Quanto ao futuro, ninguém sabe o que virá. Só desejo que, embora separados, o êxito seja o denominador comum nos trilhos que, tanto eu como o Relvado.com, inventaremos.  

7 comentários:

  1. Bonito texto, aguenta firme que a borrasca vai ter de acabar.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! A borrasca acabará sim, é preciso é lutar contra ela.

    ResponderEliminar
  3. Muita Força Susana!...

    Assisti ao crescimento do Relvado.com, e a evolução que o site teve ao longo destes 12 anos (nem sempre positiva na minha opinião) e reconheço-lhe o mérito de um trabalho espetacular que prestou no site.
    Todos nós, relvinhas, "sabiamos" quando a "jardineira" estava ou não presente. Era como se a "mamã" não estivesse lá. Lembro-me quando a Susana ia de férias ou quando foi mamã o site ficou um bocadinho mais "vazio"...

    Resta-me desejar-lhe as maiores felicidades, e agradecer os bons momentos que tivemos todos, no relvado.com...

    Se me permite: Um beijo...

    Ass: soccervip

    ResponderEliminar
  4. Olá Susana, lamento a tua situação, mas queria te dizer que o Relvado não nasceu em Braga, mas sim no Porto numa empresa chamada Cubo Mágico, na altura a dona do AEIOU. Eu foi o responsavel pelo primeiro design do Relvado nas instalações da Rua Fonseca Cardoso. Efetivamente mais tarde a Eurotux veio a tornar-se sócia da empresa Cubo Mágico na pessoa do Doutor António Coutinho. Isto pode ser confirmado pelo próprio.

    Boa sorte para a tua vida.

    HDias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acredito piamente na sua história :) Eu refiro-me às circunstâncias que conheço, relativas ao convite que me foi endereçado por pessoas vinculadas à Eurotux e que sempre tive como promotoras da ideia de criar o site.

      Eliminar
  5. Contrariando o HDias, confirmo que a primeira versão do Relvado foi desenvolvida em Braga pela Eurotux, código do António Coutinho e design se não me engano do Paulo Sérgio Almeida.
    Só mais tarde a Eurotux 'trouxe' o Relvado para o AEIOU, altura em que o HDias refez o design.

    Susana, para ti apenas uma palavra: obrigado.

    ab

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada também, Armando. Por tudo o que tive oportunidade de aprender contigo. És uma das pessoas que, profissionalmente, mais contribuíram para o meu crescimento. É isso que preservo dos tempos em que vestimos a mesma camisola :)

      Eliminar